O mundo da moda está repleto de conceitos e definições. Na edição de agosto do Hikarimar News, exploramos três conceitos relacionados com coleções: Ready-to-wear, Haute Couture e Resort.
Ready-to-Wear
Começamos pelas coleções Ready-to-Wear, também designadas por Prêt-à-porter. Tratam-se de coleções compostas por um grande número de peças produzidas industrialmente e em tamanhos padronizados. Apesar de serem fabricadas em larga escala, mantêm um elevado padrão de qualidade e requerem uma pesquisa aprofundada sobre tendências, materiais e técnicas de produção.
Estas coleções são apresentadas duas vezes por ano nas principais Semanas da Moda: Paris, Milão, Londres, Nova Iorque e Tóquio. As coleções femininas de Outono/Inverno desfilam em fevereiro, enquanto as masculinas são apresentadas em janeiro. Já as coleções femininas de Primavera/Verão são exibidas entre setembro e outubro, e as masculinas em junho.
Sabiam que Luís XIV foi o pioneiro da Semana da Moda de Paris? O monarca francês usou o seu poder para impulsionar a indústria têxtil, estabelecendo as principais temporadas como Primavera/Verão e Outono/Inverno. Juntamente com o seu ministro das Finanças, Colbert, começou a encomendar novos tecidos e acessórios duas vezes por ano, de forma a estimular a economia.
Haute Couture
Ao contrário das coleções Ready-to-Wear, as coleções Haute Couture são compostas por peças feitas por medida para um cliente específico. A sua produção exige muito tempo, uma vez que cada peça é produzida à mão por profissionais altamente qualificados, utilizando os melhores materiais. Cada criação é uma obra de arte, onde tudo é permitido.
Naturalmente, estas peças são vendidas a preços exorbitantes, o que, para os clientes, não representa um problema, já que a maioria são celebridades que procuram estas coleções para usar na Red Carpet ou em ocasiões muito especiais.
O termo está protegido pela Chambre de Commerce et d’Industrie de Paris, que determina quais as casas que podem ser oficialmente reconhecidas como Haute Couture. Estas coleções desfilam em Paris duas vezes por ano – no final de janeiro e no início de julho – e são uma importante forma das marcas ganharem visibilidade e impulsionarem as vendas das restantes linhas.
Resort
Por último, as coleções Resort, ou Cruise, são coleções de meia-estação, lançadas entre as coleções Ready-to-Wear. São compostas por um número mais reduzido de peças, de caráter mais comercial e mais fáceis de vender.
Este conceito surgiu entre as décadas de 1920 e 1930, com o intuito de satisfazer as necessidades das famílias da alta sociedade, que passavam férias no Mediterrâneo e precisavam de roupas mais frescas: vestidos leves, fatos de banho e outras peças ideais para um passeio de barco ou uma ida à praia.
Hoje em dia, estas coleções têm como principal objetivo captar a atenção dos clientes e responder aos seus hábitos de consumo, uma vez que lançar apenas duas coleções por ano já não é suficiente.
Ao contrário das coleções Ready-to-Wear, que são apresentadas nas principais capitais da moda, as coleções Resort são lançadas em locais únicos e memoráveis. Este ano, por exemplo, a Chanel apresentou a sua coleção Cruise no Lago di Como, em Itália.

