Zara: uma história com 50 anos de sucesso

No Hikarimar News, do mês de maio, falamos do 50.º aniversário da ZARA e de como esta marca mudou o panorama da moda.

Há 50 anos, Amancio Ortega abria a sua primeira loja ZARA, em conjunto com a sua esposa, Rosalía Mera, na Corunha, Espanha.

Contudo, o contacto do empresário espanhol com a indústria da moda começou muito antes de 1975. Aos 14 anos, Amancio Ortega começou a trabalhar como assistente numa loja de camisas e, em 1963, criou a Confecciones GOA, que se dedicava à produção de roupões. Mas tudo mudou 12 anos depois com a criação da ZARA.

Ortega começou a produzir localmente peças femininas e acessíveis, inspiradas nas tendências das passarelas internacionais e foi rapidamente ganhando destaque na indústria da moda.

O segredo para o seu sucesso deve-se ao facto de, em vez de tentar adivinhar ou lançar tendências, Amancio Ortega recriava as tendências internacionais de forma rápida e barata. Com este método, lançou para o mercado o conceito de fast fashion, que se centrava, essencialmente, em dois pilares: elevada variedade de modelos e preços baixos.

Hoje em dia, a ZARA tem lojas em mais de 90 países e a sua missão é apenas uma: dar aos clientes o que eles querem, de forma rápida e barata.

Em 1985, Ortega criou o grupo Inditex, com várias outras lojas, de modo a satisfazer as necessidades de diferentes grupos etários.

Apesar do seu sucesso inegável, nos últimos tempos, os seus clientes têm-se deparado com algumas falhas, nomeadamente na área da sustentabilidade e condições de trabalho. Numa tentativa de travar as críticas, a ZARA criou a secção Join Life, através da qual lança peças que serão produzidas à base de matérias-primas recicláveis e que emitem menos emissões.

Um outro segredo para o sucesso da marca é a sua estratégia de marketing. A ZARA não aposta nos canais convencionais de publicidade, mas sim em localizar as suas lojas em lugares icónicos, como por exemplo, na 5th Avenue, em Nova Iorque, de modo a dar à marca uma imagem mais premium. Além disso, dedica-se para que o cliente tenha a melhor experiência em loja, lançando diariamente novidades, tornando-a numa das lojas mais visitadas do mundo. Por outro lado, as lojas comunicam diariamente ao departamento de design quais os artigos que foram vendidos e devolvidos, de modo a que consigam alinhar a produção aos hábitos de consumo do cliente.

Mais recentemente, a ZARA tem apostado em lançar coleções-cápsula, em colaboração com designers, com o intuito de aumentar o valor da marca. (Saiba mais sobre este tipo de estratégia no artigo do mês de novembro, disponível aqui.)

E, como há sempre algo positivo, em 2001, foi criada a Fundación Amancio Ortega, financiada com parte da fortuna do fundador da ZARA, que atua de forma filantrópica nas áreas da saúde, educação e social, com doações para hospitais e com programas de bolsas de estudo internacionais a jovens espanhóis.

Em 2011, Amancio Ortega deixou a presidência da Inditex e, em 2022, a sua filha, Marta Ortega, foi nomeada presidente não executiva do grupo.

Apesar da ZARA ser uma marca fast fashion e enfrentar várias críticas quanto à sua pegada ecológica e humana, é inegável a sua grandiosidade e influência na indústria da moda.

 

Espreite também:

HORIZON

Horizon Linha que parece unir o céu à terra ou ao mar e que limita o campo visual do observador.    Sabem quando têm um

Ler Mais