Qualquer fã do mundo da moda já ouviu falar da Pantone. Mas o que esta empresa fez de tão revolucionário? É isso que vão descobrir no Hikarimar Look do mês de abril.
A história da Pantone começou nos anos 50, numa pequena gráfica sediada em Nova Jersey, nos Estados Unidos, designada M&J Levine Advertising. Fundada pelos irmãos Mervin e Jesse Levine, esta gráfica realizava trabalhos para empresas das áreas da cosmética, moda e indústria farmacêutica.
Em 1956, os irmãos Levine contrataram Lawrence Herbert, um jovem químico, que rapidamente se apercebeu que o método de organização de cores utilizado pela empresa era confuso e obsoleto.
Foi então que, em 1962, Lawrence Herbert comprou a empresa dos irmãos Levine, renomeou-a de Pantone e um ano mais tarde criou um sistema simples, prático e revolucionário de organização e codificação das cores: o Pantone Matching System.
O Pantone Matching System consiste num catálogo que atribui um código específico a cada cor, como, por exemplo, Pantone 186 C. Este sistema de correspondência de cores tornou-se num método revolucionário de identificação e comunicação de cores, uma vez que antes disso era difícil garantir a coerência das cores entre o design e a impressão, pois fatores como a qualidade da tinta, a impressora ou o tipo de papel poderiam influenciar o resultado final.
A Pantone criou assim um idioma universal das cores, que permite que designers, gráficas e fabricantes falem a mesma “língua“.
Em 2000, lançou a Cor do Ano Pantone e todos os anos define a cor que melhor representa o presente ano, tendo em conta a situação política, cultural, tecnológica e ambiental do mundo. Esta escolha tem depois uma grande influência em campanhas de marketing, coleções de moda e de decoração.
De um pequena gráfica, a Pantone transformou-se, não só numa autoridade do mundo das cores, mas também de tendências.