São poucas as pessoas, amantes do mundo da moda, que não tenham ouvido falar da marca Jacquemus e tudo se deve ao seu fundador, Simon Porte Jacquemus.
Simon nasceu em França e com apenas 18 anos lançou a sua própria marca de roupa, sem qualquer formação académica em moda. O nome da marca, Jacquemus, é o apelido de solteira da sua mãe, Valérie, e é uma forma de a homenagear, uma vez que morreu com 42 anos num acidente de carro.
Aos 15 anos, criou um blog e foi em Paris que comprou a sua primeira revista Vogue. A sua família sempre apoiou os seus sonhos, razão pela qual as suas coleções refletirem sempre as suas memórias de infância.
Foi em 2018 que ganhou uma maior visibilidade com as suas mini bags, “The Chiquito”. No entanto, Jacquemus tinha muito mais para mostrar ao mundo. As suas coleções são sempre icónicas, com silhuetas minimalistas, modernas e femininas, mas nunca esquecendo as suas raízes francesas.
Além das suas criações, também os seus desfiles são únicos, em lugares lindíssimos, de cortar a respiração. Exemplo disso foi o desfile que marcou os 10 anos da marca, num campo de lavanda em Provence, ou o desfile em 2024, no Palácio de Versalhes, onde os convidados assistiram ao desfile em pequenos barcos no lago que rodeia os jardins.
Imaginação e criatividade não faltam a Simon. As campanhas de marketing da marca mostram a sua capacidade de misturar criatividade com tecnologia, resultando numa experiência visual divertida e capaz de captar a atenção de qualquer um e despertar emoções.
Depois de já ter lançado várias coleções, femininas e até masculinas, e peças de decoração, o próximo passo de Simon será talvez o lançamento de produtos de beleza. A L’Oréal comprou parte da marca Jacquemus e resta-nos esperar para ver o que virá daí. Visão para o futuro tem ele.
Há quem diga que Simon possa ter mais de influencer do que estilista, mas talvez isso seja apenas para negar a sua genialidade. Por cá, achamos que essa perfeita sintonia entre o design e as redes sociais são a chave do sucesso da marca.