O que é Upcycling?

A moda é uma das indústrias mais poluentes do mundo. Com as marcas fast fashion a lançarem peças novas, todos os dias, o consumo torna-se exagerado, numa tentativa de estarmos sempre “in” nas tendências.

Contudo, há cada vez uma maior preocupação em tornar a moda um pouco mais sustentável e reverter esta tendência abrupta de consumismo, tanto por parte dos designers como dos consumidores.

No primeiro Hikarimar News do ano, falamos de uma forma muito criativa de sustentabilidade na moda: upcycling.

O upcycling é uma técnica que consiste em transformar peças que já não gostamos ou que não se enquadram mais no nosso estilo em novas peças. Uma vez que, os têxteis são um material de difícil reciclagem, esta forma de moda circular, permite dar uma nova vida às mesmas. Esta técnica permite também personalizar uma peça de roupa através de restos de outros tecidos, processo este designado de patchwork.

Transformar umas calças nuns calções ou personalizar uma t-shirt a partir de uma toalha de renda, por exemplo. Ou seja, imaginação, criatividade e mãos à obra são as palavras de ordem.

O upcycling, embora possa ser uma técnica difícil, possui muitos benefícios para o planeta, pois permite reaproveitar resíduos têxteis, diminuindo a quantidade de peças de roupa que vão para o aterro e, consequentemente, o impacto ambiental. Pode também, a longo prazo, diminuir a produção de novas peças de roupas.

Além destes benefícios, o upcycling permite a consciencialização dos consumidores sobre o impacto que as suas formas de consumo têm no ambiente e é uma forma de “dar asas” à criatividade.

Hoje em dia, existem várias marcas que produzem as suas peças recorrendo exclusivamente a esta técnica, tais como, Hôtel Vetements, Rave Review e Fanfare Label.

O caminho para a moda sustentável é longo, mas estas novas formas de criação e/ou transformação de roupa, mostram que é possível. Como diria Lavoisier: “nada se perde, tudo se transforma.”

Espreite também:

O que é Upcycling?

A moda é uma das indústrias mais poluentes do mundo. Com as marcas fast fashion a lançarem peças novas, todos os dias, o consumo torna-se

Ler Mais