O que é uma coleção Resort?

Já ouviram falar de “coleção Resort“? No Hikarimar News do mês de junho, vamos abordar este conceito muito conhecido no mundo da moda.

Resort, ou também designada Cruise, é uma coleção de meia-estação, lançada em maio ou junho, entre as duas principais coleções: primavera/verão e outono/inverno.

Este conceito surgiu entre os anos 20 e os anos 30, com o intuito de satisfazer as necessidades das famílias da alta sociedade, uma vez que passavam férias no Mediterrâneo e precisavam de roupas mais frescas, vestidos leves, fatos de banho e outras peças ideais para um passeio de barco ou uma ida à praia.

Inclusive, Coco Chanel, em 1919, criou uma coleção destinada às suas clientes mais influentes que passavam o início da primavera em Biarritz. Esta coleção era composta por roupas mais fluídas, à qual a designer apelidou de Croisière que, em francês, significa cruzeiro.

Nas coleções Resort, os designers podem escolher o local onde irá decorrer a apresentação e o desfile das novas peças. Esta é a principal diferença entre este tipo de coleções e as coleções Ready-To-Wear (primavera/verão e outono/inverno), uma vez que estas decorrem nas principais cidades da moda.

Para as grandes marcas, as coleções Resort são uma excelente oportunidade, uma vez que o lançamento decorre fora das Semanas da Moda, havendo uma menor concorrência. Conseguem, ainda, ter um maior destaque, pois normalmente escolhem locais exuberantes para os seus desfiles. Em 2016, por exemplo, a Chanel, realizou o lançamento da sua coleção Cruise em Havana, Cuba.

Normalmente, estas criações ficam disponíveis nas lojas físicas e online por mais tempo, comparativamente com as coleções Ready-To-Wear.

Hoje em dia, este conceito não é apenas usado por marcas de luxo. Outras marcas, inclusive slow fashion, lançam coleções Resort.

Espreite também:

O que significa Greenwashing?

No Hikarimar News do mês de maio, vamos falar sobre Greenwashing. Este conceito não se aplica exclusivamente ao mundo da moda, mas neste artigo vamos centrar-nos nesta indústria.

Ler Mais