No Hikarimar News do mês de maio, vamos falar sobre Greenwashing. Este conceito não se aplica exclusivamente ao mundo da moda, mas neste artigo vamos centrar-nos nesta indústria.
Greenwashing é uma prática que acontece quando as marcas enganam os seus consumidores a respeito do impacto ambiental dos seus produtos, ou seja, quando fazem parecer que as suas peças são mais ecológicas e amigas do ambiente do que realmente são.
Esta prática é bastante comum nas marcas fast–fashion, pois intitulam algumas das suas peças como sendo sustentáveis, – quando na verdade possuem apenas uma pequena percentagem de matérias-primas recicláveis, por exemplo – mas no restante processo de produção não utilizam práticas “saudáveis” nem para o planeta, nem para os seus trabalhadores.
Esta prática pode também ser vista como uma estratégia de marketing, para que os consumidores tenham uma (falsa) percepção mais positiva da marca, uma vez que o tema da sustentabilidade é cada vez mais relevante, hoje em dia.
De facto, algumas marcas começam a ter uma maior consciência da sua pegada ecológica e estão dedicadas a tornar as suas peças e a sua produção mais ecológica, mas outras apenas o fazem por questões de marketing, não estando, de todo, preocupadas com o seu impacto ambiental.
As marcas têm um papel muito importante na diminuição do impacto ambiental da indústria da moda, mas nós, enquanto consumidores, somos também fundamentais neste processo, uma vez que cabe a nós pesquisar mais acerca da história da marca e da origem das suas peças antes da compra.