O que é o Certificado B-Corp?

Já ouviram falar do Certificado B-Corp? No Hikarimar News do mês de agosto vamos falar um bocadinho sobre esta certificação.

Hoje em dia, cada vez é maior o número de empresas que se preocupam, além do seu crescimento financeiro, com o impacto que as suas ações têm na vida dos seus colaboradores e no planeta.

Com o intuito de reconhecer e certificar empresas com um impacto socialambiental e financeiro positivo, a empresa americana B-Lab criou, em 2006, o Certificado B-Corp.

O Certificado B-Corp avalia o impacto das ações da empresa em 5 pilares (também designados stakeholders):

  • Governação: a missão, a visão e os valores da empresa;
  • Colaboradores: as condições de trabalho, de segurança, possibilidade de flexibilidade laboral e remuneração dos trabalhadores;
  • Clientes: o impacto na vida dos clientes, oferecendo-lhes um produto ou serviço que lhes acrescente valor;
  • Planeta: o impacto ambiental, contribuindo para um planeta mais sustentável;
  • Comunidade: o contributo para o bem-estar da comunidade.

O objetivo desta certificação é avaliar como as empresas aliam o sucesso financeiro ao desenvolvimento social e ambiental, permitindo tornar o mundo empresarial mais ético, transparente, inclusivo e sustentável, contribuindo para um mundo melhor. Por outro lado, este certificado é bastante vantajoso para as empresas, uma vez que aumenta a sua competitividade internacional e as oportunidades de networking.

O Certificado B-Corp é obtido a partir de um questionário online, designado de B Impact Assessment, que avalia as 5 áreas (governação, colaboradores, clientes, planeta e comunidade), sendo necessária a obtenção de uma pontuação superior a 80. Esta certificação não é ilimitada e as empresas são reavaliadas a cada 3 anos, exigindo que o esforço para o desenvolvimento social e ambiental seja contínuo.

A Certificação B-Corp não é exclusiva do setor da Moda e tem vindo a ganhar uma maior relevância, uma vez que, hoje em dia, há cada vez uma maior preocupação com as questões relacionadas com a sustentabilidade, principalmente das novas gerações.

A título de curiosidade, a Chloé foi a primeira marca de luxo a obter o Certificado B-Corp, em 2021.

Certificado B-Corp

 

 

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