No Hikarimar News do mês de setembro, falamos de Giorgio Armani, o homem que marcou a história da moda com o conceito de elegância minimalista.
Giorgio Armani deixou-nos no início de setembro, mas o seu legado ficará para sempre gravado na história da moda.
Nasceu em 1934, em Piacenza, uma vila no norte de Itália. Na sua juventude, enveredou pela Medicina, inscrevendo-se na Universidade de Milão, mas rapidamente percebeu que a sua paixão era outra.
Foi então que, em 1957, deu os primeiros passos no mundo da moda, trabalhando como vitrinista na loja Rinascenti, em Milão. Mais tarde, conseguiu estagiar no atelier do estilista Nino Cerruti e, até, trabalhar como estilista para a Zegna.
Alguns anos mais tarde, em 1974, juntamente com o seu amigo Sergio Galeotti, lançou a sua marca, usando o seu nome — Giorgio Armani — dedicada ao vestuário masculino. Um ano depois, lançou a sua primeira coleção feminina.
A sua carreira sempre foi marcada por peças elegantes e sofisticadas, mas minimalistas. Em 1970, reinventou o fato, reconstruindo-o ao remover as ombreiras, tornando-o mais leve e moderno, e introduzindo um novo conceito: o power dressing.
Giorgio Armani viu o seu nome ganhar projeção internacional ao vestir o ator francês Richard Gere, em 1980, no filme American Gigolo. Armani não vestiu apenas uma personagem, mudou a perceção da moda masculina: sexy, poderosa, elegante, mas sem exageros.
Foi ele quem batizou o power suit, permitindo que a mulher se tornasse moderna, empoderada e elegante, tanto nos negócios como na passadeira vermelha.
Armani sempre foi um crítico do consumo excessivo, criticando os designers de lançarem demasiadas coleções e rejeitando, assim, a ideia de transformar a sua marca em fast fashion. Segundo o estilista italiano, as roupas deviam ser pensadas para durar e serem cíclicas.
Hoje, a marca divide-se em 10 linhas — Giorgio Armani, Armani Privé, Armani Collezioni, Armani Exchange, Emporio Armani, Armani Jeans e Armani Junior — além das linhas de beleza, óculos e decoração, sem qualquer investimento externo.
Giorgio Armani deixou-nos aos 91 anos, mas continuará a inspirar diversas gerações com a sua visão minimalista da moda.

