Yves Saint Laurent: o eterno ícone da moda

Não é preciso ser um fã de moda para conhecer ou, pelo menos, já ter ouvido falar de Yves Saint Laurent. E isto deve-se ao facto de ele ter sido um dos mais importantes e imponentes designers da história da Moda.

No Hikarimar News do mês de outubro, vamos dar a conhecer um bocadinho da vida deste icónico designer.

Yves Saint Laurent nasceu em 1936, na Argélia, e desde cedo demonstrou a sua paixão pela moda, começando a vestir as suas bonecas a partir de restos de roupa da sua mãe, tendo criando cerca de 500 peças diferentes, durante a sua infância.

Com apenas 17 anos ficou em terceiro lugar no International Wool Secretarial e, mais tarde, através dos contactos do seu pai, foi apresentado a Michel de Brunhoff, editor-in-chief da Vogue, naquela altura. Saint Laurent continuou os seus estudos na École de la Chambre Syndicale de la Haute Couture, tal como Michel o aconselhou e ambos mantiveram o contacto, trocando cartas.

Em 1954, Yves Saint Laurent concorreu, de novo, ao International Wool Secretarial e, desta vez, conquistou o primeiro lugar, ficando à frente de Karl Lagerfeld. Um ano mais tarde, o jovem designer reencontra Michel de Brunhoff e mostrou-lhe cerca de 50 esboços que tinha criado. Derivado à semelhança dos seus desenhos com o estilo de Christian Dior, Yves Saint Laurent começou a trabalhar com a Maison, por recomendação de Michel.

Yves foi gradualmente conquistando a confiança de Christian Dior, tendo alguns dos seus designs sido incluídos nos principais desfiles da marca. Em outubro de 1957, Christin Dior morreu em Itália, devido a um ataque cardíaco, e Saint Laurent tornou-se o seu sucessor. Após esta grande mudança, em 1958, Yves preparou a sua primeira coleção primavera-verão Trapèze, tendo criado 600 peças em apenas 15 dias, mostrando a todos o seu talento. Dias depois, conheceu Pierre Bergé, um importante empresário do mundo da moda, que mais tarde tornou-se seu companheiro.

No auge da sua carreira, Saint Laurent foi obrigado a cumprir serviço militar na Argélia, o que o levou a ser despedido da Christian Dior. Este acontecimento, ao contrário do que todos pensavam, foi um importante ponto de viragem para o designer, uma vez que em 1961, juntamente com Pierre Bergé, criou a sua própria marca: Yves Saint Laurent.

Yves Saint Laurent ficou conhecido como “o pequeno príncipe da moda“, revolucionou o vestuário feminino com o seu famoso “Le Smoking“, dando liberdade às mulheres. Era conhecido pelo seu olhar atento, inspirando-se em tudo o que o rodeava. Adorava arte, tendo muitas vezes as obras de Vicent Van Gogh como fonte de inspiração para as suas criações.

Em 2008, Yves Saint Laurent faleceu, mas a sua história, o seu talento e a sua criatividade infinita serão relembrados para sempre.

Espreite também:

ESSENCE

A coleção ESSENCE chegou!!! ESSENCE é a nova coleção outono-inverno. Uma coleção que celebra a individualidade e a autenticidade de cada um. Por vezes, por

Ler Mais