A moda é uma das indústrias mais populares do mundo, mas também uma das mais poluentes. Mais importante do que as marcas de roupa tomarem medidas para reduzir este problema, nós, enquanto consumidores, desempenhamos o papel mais importante deste processo.
Hoje em dia, fala-se muito em moda sustentável e existem várias definições para este conceito. Entre as várias definições, destacamos seis:
- Reduzir o consumo de marcas fast-fashion;
- Privilegiar marcas slow-fashion, ou seja, marcas cuja produção é em menor escala;
- Privilegiar marcas eco-friendly, que utilizem na produção matérias-primas “amigas do ambiente”;
- Adquirir peças de roupa produzidas com matérias-primas de elevada qualidade;
- Construir armários-cápsula, de modo a construir vários looks com um número reduzido de peças;
- Comprar roupa em segunda mão.
Independentemente da definição que utilizamos, todas elas abrangem o mesmo conceito: consumir menos! Este é o primeiro passo para o início do longo caminho da sustentabilidade. Mas como podemos consumir menos se, hoje em dia, a roupa dura tão pouco tempo? A resposta a esta pergunta está no título deste artigo: prolongando o tempo de vida das nossas roupas.
Cuidar devidamente da nossa roupa é a melhor forma de prolongar o tempo que irão permanecer no nosso guarda-roupa. Confira estas sete dicas:
- Evitar lavar as peças de roupa sempre que as usamos, exceto se for estritamente necessário;
- Evitar o uso de máquina de secar;
- Ler sempre as instruções de lavagem, secagem e engomagem;
- Evitar a exposição solar direta;
- Lavar à mão ou numa lavandaria as peças de tecidos mais delicados;
- Optar pelo programa ECO da máquina de lavar, pois utiliza temperaturas mais baixas;
- Caso a peça de roupa apresente alguma mancha, opte por lavar a mesma numa lavandaria especializada ou consulte o American Cleaning Institute’s Stain Removal Guide.
Caso não haja forma de recuperar uma peça de roupa, existe sempre a opção de doá-la a marcas de roupa upcycling, de modo a criarem novas peças a partir de outras peças pré-existentes.