O que é Fast, Slow e Ethical Fashion?

No primeiro artigo da rubrica Hikarimar News, abordámos o tema da moda sustentável e falámos das várias definições deste conceito. Este mês vamos falar sobre Fast, Slow e Ethical Fashion e quais as diferenças entre estes três conceitos.

Começamos pelo conceito Fast Fashion. Este é, talvez, o conceito mais conhecido, pois engloba a maioria das lojas que todos nós compramos ou que já comprámos. É um tipo de produção de peças de roupa, de forma massiva, recorrendo a matérias-primas de fraca qualidade e a um baixo custo. A Fast Fashion promove o consumo excessivo de peças de roupa, uma vez que todos os dias são lançadas peças novas, contribuindo também em larga escala para a poluição do planeta. Além disso, o preço pago pela produção destas peças é muito baixo.

O conceito Slow Fashion é uma alternativa mais sustentável de produção de moda, pois tem como objetivo desacelerar o consumo. Caracteriza-se por uma produção em menor escala, optando por matérias-primas mais ecológicas e duradouras, oferecendo também um preço justo pela mão de obra.

Por fim, Ethical Fashion é um tipo de moda, em que todo o ciclo de produção, desde o design à distribuição, é centralizada nas pessoas e no planeta. A pergunta “Quem produziu a peça?” possui uma grande importância, uma vez que este tipo de produção respeita os trabalhadores, oferecendo-lhes, além de uma boa remuneração, boas condições de trabalho. Além do respeito pelas pessoas e pelo planeta, as marcas Ethical Fashion respeitam os animais. Marcas vegan e cruelty-free inserem-se também neste conceito.

Espreite também:

O que significa Greenwashing?

No Hikarimar News do mês de maio, vamos falar sobre Greenwashing. Este conceito não se aplica exclusivamente ao mundo da moda, mas neste artigo vamos centrar-nos nesta indústria.

Ler Mais